Rui Magalhães candidato à Assembleia de Freguesia de Mirandela em 2009
.posts recentes

. PRESIDENTES DA JUNTA DE F...

. UMA EQUIPA COM QUALIDADE

. MAIORIA ABSOLUTA FINALMEN...

. RUI MAGALHÃES E A SUA EQU...

. QUALIDADES DE UM BOM AUTA...

. DISPONIBILIDADE

. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...

. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...

. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...

. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...

.as minhas fotos
.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

Quarta-feira, 9 de Setembro de 2009
ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE MIRANDELA

Sente-se realizado como Presidente da Junta de Freguesia de Mirandela?

Só se pode sentir realizado quem faz aquilo de que gosta e quem contribui para resolver problemas das pessoas e reforçar a sua qualidade de vida, prestando um serviço público relevante com a consciência de que se dá o máximo num quadro legislativo concreto que deve ser respeitado todos os dias. Só se pode sentir realizado quem consegue criar e manter um espírito de equipa sólido, não obstante algumas vicissitudes no processo de instalação da assembleia de freguesia que são do conhecimento público mas que consegui superar com bom senso e ponderação.

A sua freguesia tem anexas? Quais?

A Freguesia de Mirandela possui como anexas a Bronceda, a Freixedinha e Vale de Madeiro. Golfeiras já foi considerada uma anexa mas acabou por ser absorvida pelo crescimento urbano.

Que obras têm sido executadas neste mandato?

Embora a actuação de uma junta de freguesia não se limite às obras físicas porque tem a ver sobretudo com uma estratégia de modernização, de relacionamento cordial com os utentes e de cumprimento de competências próprias (emissão de atestados, recenseamento eleitoral, registo e licenciamento de canídeos, certificação de documentos, etc), tem realizado alguns investimentos compatíveis com o seu reduzido orçamento (a Junta de Freguesia de Mirandela recebe anualmente cerca de 120.000 euros do Fundo de Financiamento de Freguesias!).

Tem dado particular atenção à limpeza e reparação de caminhos rurais e agrícolas, efectuou obras na Capela da Freixedinha e da Bronceda, demoliu um imóvel e embelezou o espaço daí originado, pintou e reparou as Alminhas da Tarana, deu apoio financeiro à construção da Igreja de Vale de Madeiro e ao equipamento de apoio à Capela de São Sebastião, efectuou intervenções no Cemitério de Vale de Madeiro para aumento do número de sepulturas disponíveis, etc. Efectuou também a recuperação de três imóveis degradados no âmbito do Programa de Conforto Habitacional para Idosos com o apoio do Município e da Segurança Social.

Para lá das obras físicas, é justo referenciar o fornecimento de material de limpeza e de expediente ao Jardim-de-Infância de Mirandela e às Escolas do 1º CEB da Freguesia, a atribuição de apoios financeiros aos clubes e colectividades e o apoio económico pontual a famílias em situação de grave carência económica.

Que obras de vulto estão a decorrer?

Além do trabalho que nunca cessa da limpeza e reparação de caminhos, a Junta está neste momento a recuperar sepulturas no Cemitério de Vale de Madeiro. O Presidente da Junta está também a ultimar uma obra intelectual e cultural que pretende ser uma homenagem aos meios de comunicação social locais e que apresentará publicamente no 1º trimestre do próximo ano.

As obras realizadas são suportadas pelo orçamento da Freguesia ou tem outros apoios?

No presente mandato a Junta de Freguesia de Mirandela tem contado com verbas próprias através do FFF e de outras receitas mas também com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Mirandela através do mecanismo de delegação de competências.

Que obras gostaria de ver realizadas até final do mandato?

Até ao final do mandato gostaria de realizar ou ver realizadas as seguintes obras na Freguesia de Mirandela:

- Ampliação do Cemitério de Vale de Madeiro;
- Construção de um Abrigo de Passageiros;
- Colocação de placas para a toponímia e numeração de polícia de Vale de Madeiro;
- Instalação de um Centro de Convívio na antiga Escola do 1º CEB de Vale de Madeiro;
- Conclusão das obras da Igreja de Vale de Madeiro;
- Pavimentação de caminhos da freguesia e de algumas ruas de Vale de Madeiro;
- Construção do Museu da Oliveira e do Azeite;
- Construção da Ecoteca da Ribeira de Carvalhais;
- Construção do novo Posto de Turismo;
- Conclusão das obras no Palácio dos Távoras;
- Funcionamento do novo Posto de Atendimento ao Cidadão;
- Construção de dois ou três polidesportivos nos bairros periféricos de Mirandela;
- Requalificação urbanística de Golfeiras;
- Construção de novas habitações sociais;
- Recuperação da Zona Histórica de Mirandela;
- Acesso Oeste a Mirandela.

Do ponto de vista cultural, desportivo e lúdico, gostaria que o Município de Mirandela publicasse em livro o IV Manuscrito do Padre Ernesto de Sales intitulado «Gente de Mirandela» para o qual a Junta de Freguesia de Mirandela está disposta a contribuir com a aquisição de um determinado número de livros. A Junta de Freguesia de Mirandela, embora isso vá ainda ser objecto de discussão em reunião do executivo, poderá organizar um Torneio Interfreguesias de Jogos Populares e uma Caminhada da Freguesia.

Quais as relações institucionais entre o Município e a Freguesia?

Têm sido de articulação, de colaboração mútua e de respeito institucional, a bem dos interesses das pessoas.

E entre o Presidente da Freguesia e o Presidente do Município?

Como é bom de ver, são relações de confiança pessoal e política muito firmes, estando o Presidente do Município sempre disponível para ouvir, aconselhar e partilhar.

Em comparação com executivos anteriores do Município, a Freguesia de Mirandela teve mais obras ou menos?

As obras não se medem ao quilo mas tenho a firme convicção de que o Município de Mirandela tem realizado importantes intervenções em termos urbanísticos que têm melhorado a qualidade de vida dos cidadãos e a fluidez do tráfego automóvel e contribuído para o reforço do desenvolvimento sustentável e da defesa de valores paisagísticos e ambientais. Continuamos a ter uma freguesia florida, equilibrada e em franco crescimento, onde vale a pena viver e criar os nossos filhos e as nossas raízes.

Existem actividades culturais e desportivas na Freguesia de Mirandela? Quais?

Não têm faltado ofertas culturais, turísticas e desportivas em Mirandela, estando instaladas nesta cidade a grande maioria das colectividades. O grande problema em Mirandela não tem sido esse mas a incipiente participação e adesão das pessoas aos eventos, sobretudo de quem tem responsabilidades públicas. Provavelmente serão necessárias novas estratégias e novas formas de comunicação e publicitação, embora os modelos estejam a ser todos explorados e potenciados. Mas há que insistir e acredito que as pessoas vão acabar por aderir aos eventos

Os arruamentos estão de acordo com as necessidades da Freguesia?

Grosso modo sim, embora ainda existem algumas situações por resolver.

E os acessos?

É essencial o Acesso Oeste a Mirandela que faz parte do Plano Plurianual de Investimentos do Município de Mirandela.

O saneamento básico, electricidade e água estão operacionais?

Sim, creio que a esse nível as coisas têm funcionado bem.

Quais os legados históricos na Freguesia de Mirandela?

A Freguesia de Mirandela quase se confunde com a Cidade de Mirandela mas possui as aludidas anexas que têm merecido da Junta de Freguesia de Mirandela a máxima atenção. Como tal, e como é do conhecimento público, essa freguesia é rica em valores e legados históricos que este espaço reduzido não deixam esmiuçar. A esse nível não posso deixar de recomendar a leitura dos Apontamentos Históricos do Padre Ernesto de Sales que escreveu sobre Mirandela como ninguém.

Existem Monumentos? Quais?

Na Freguesia de Mirandela encontra-se classificada como monumento nacional, e protegida segundo a legislação em vigor, a Ponte românica sobre o rio Tua – Mirandela e como imóveis de interesse público e protegidos, segundo a legislação em vigor, o Castelo de Mirandela, no lugar de São Martinho, o Paço dos Távoras, na Praça do Município, a Igreja da Misericórdia e o Solar dos Condes de Vinhais.

Foi proposta pelo PDM para classificação como imóvel de interesse público a Ponte romana de São Sebastião e como imóveis de interesse concelhio a Casa de cima e Capela de São Miguel e a Freixedinha.

A acrescer a esses monumentos temos o rico património religioso como o Santuário de Nossa Senhora do Amparo, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, a Igreja de São João Bosco, a Igreja de São Bento, a Capela de São Sebastião, a Capela de Nossa Senhora do Ó, a Capela da Bronceda, a Capela da Freixedinha, a Capela de Vale de Madeiro e as Alminhas da Tarana. Em breve será inaugurada a Igreja de Vale de Madeiro para cuja construção a Junta de Freguesia tem contribuído fortemente com apoio administrativo e financeiro.

Considero também como verdadeiros monumentos as várias estátuas, jardins e rotundas que pululam pela Cidade dado o seu significado e ao seu valor estético.

A Freguesia de Mirandela tem alguma lenda?

João Domingos Gomes Sanches, na sua obra «Serra dos Passos» fala, entre outras, na lenda que deu origem a Mirandela.

O Rei de Orelhão, que tinha uma orelha de burro e outra de cão e era o senhor das terras da bacia que hoje tem o nome Orelhão e Lila, vivia no castelo de Orelhão. Apaixonara-se por uma princesa que vivia na Serra dos Passos e tentara seduzi-la. Mas a princesa não respondia favoravelmente aos propósitos do rei.

Um dia a princesa fugiu do castelo em direcção ao rio Tua. O Rei começou a buscá-la mas tinha medo de descer ao vale. Algures nos píncaros da Serra, triste e cansado, olhava o horizonte.

Um vassalo perguntou: que tendes Alteza?

- Estou à mira dela! – respondeu com voz triste.

Desta expressão nasceu a palavra Mirandela e diz o povo que quem Mirandela mirou nela ficou. Afirmam ainda que a Princesa do Tua ao fugir do Rei de Orelhão deixou a sua coroa na Serra dos Passos.

Estão a aproximar-se novas eleições. Vai candidatar-se a novo mandato?

É uma questão a que não posso dar agora uma resposta e tudo dependerá de decisões politicas colectivas a que sempre me submeti. A última palavra será da Comissão Concelhia do PSD que mais tarde ou mais cedo se debruçará sobre candidaturas aos vários órgãos autárquicos do concelho e de cada uma das suas freguesias. Os candidatos serão com certeza os melhores para cada lugar.

Entrevista efectuada e publicada pelo «Notícias de Mirandela» na edição de 15 de Outubro de 2008


NOTA: Decorrido quase um ano, congratulo-me com o facto de estarem já concluídas algumas obras que referi como uma vontade de concretização.

publicado por 2009_ruimagalhaes às 16:53
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.as minhas fotos
blogs SAPO
.subscrever feeds